2022
Service Designer
Service Designer
O portal do prestador da Rede Odonto Empresas é a principal interface da clínica odontológica para cadastro e consultas de autorizações e reanalises de procedimentos, acesso ao cronograma de repasse e pedido de recurso de glosa.
No mercado de aplicativos voltado para saúde mental, existem vários voltados para meditação e relaxamento. Aplicativos voltados para auxiliar terapuetas De acordo com as idealizadoras do aplicativo, psicólogas com muitos anos de profissão, não existe no mercado nenhuma solução, seja ela física ou digital, que possam auxiliar os psicólogos e terapuetas a recomendarem de maneira rápida, acertiva e segura, ferramentas ou recursos terapêuticos, para tratar seus pacientes.
Assim o desafio desse projeto é:
"Como podemos recomendar, para pacientes de terapia, exercícios e recursos terapêuticos de maneira rápida, acertiva e segura?"
Para que o aplicativo cumpra seus objetivos, ele deverá que possuir os seguintes requisitos:
1. Possuir exercicios, ferramentas e recursos para terapia já consolidados e validados pela literatura;
2. Ser organizado;
3. Possuir sistema de busca e filtragem;
4. Ser de fácil navegação.
Nesse projeto, criei o layout do aplicativo RotasPsi utilizando processos de Design, desde a pesquisa, passando por validação de hipóteses até a componentização dos estilos visuais.
Iniciamente, propus que validássemos a hipótese de que a criaçãoum aplicativo como esse fosse realmente necessário em virtude das dificuldades de se encontrar conjuntos de ferramentas, exercícios ou recursos terapêuticos de maneira rápida, acertiva e segura, seja por meio de um aplicativo já existente, algum framework, livros, manuais ou qualquer outra fonte de consulta.
Iniciamente, propus que validássemos a hipótese de que a criaçãoum aplicativo como esse fosse realmente necessário em virtude das dificuldades de se encontrar conjuntos de ferramentas, exercícios ou recursos terapêuticos de maneira rápida, acertiva e segura, seja por meio de um aplicativo já existente, algum framework, livros, manuais ou qualquer outra fonte de consulta.
São três o perfis de usuários do CONECTA-TCU: auditores de controle externo do TCU, auditores de órgãos e empresas públicas e advogados e representantes legais da AGU. Para ajudar o time a focar melhor nas necessidades desses usuários, criamos personas com esses perfis.
O levantamento de requisitos foi feito utilizando o Product Backlog Building junto ao PO e interessados internos (TCU), resultando em várias funcionalidades que foram organizadas e priorizadas em 6 releases.
Criação do Product Backlog Building para levantamento de requisitos
Mapa mental do PBB
Priorização dos requisitos
Rodamos um Design Sprint focado no público externo, isto é, com auditores e servidores de outros órgãos públicos para entender melhor suas necessidades em relação ao acesso de processos, acórdãos e determinações. Para mais detalhes sobre o Sprint, seguem os documentos para consulta:
Criamos fluxos de tarefas que normalmente são percorridas por cada um dos três perfis básicos** do sistema CONECTA-TCU:
- Perfil de consulta de acórdãos, processos ou determinações;
- Perfil de operador de comunicações;
- Perfil de advogado ou representante legal.
Fluxo de tarefas
Além do fluxo da tarefa, estruturamos e organizamos as seções do sistema, divididos entre os três principais perfis.
Arquitetura da informação do sistema CONECTA-TCU
Inspirado no protótipo do Design Sprint e com base nos problemas estabelecidos, esboçamos algumas opções de tela inicial baseada em interfaces de dashboard de modo a otimizar a experiência de cada perfil de usuário. Durante o processo de redesenho, os cards da interface atual foram aprimoradas, tanto visualmente como questões de funcionalidades, por exemplo, a disponibilidade de operações individuais ou em lote.
Página inicial
Card e operações
Página inicial e cards
Abas, cards, operações e upload de arquivo
Página inicial modular inspirada em dashboards
Cards de processos sem operações
Cards de processos com operações
Cards dos acórdãos
Validamos os protótipo da Sprint em um teste de usabilidade com 5 usuários e conseguimos um excelente resultado, todos os participantes conseguiram concluir 100% as tarefas, muitos elogios e feedback importantes das funcionalidades. Porém, para as primeiras releases do sistema CONECTA-TCU simplificamos algumas funcionalidades e operações. Após um ano de lançamento o impacto foi considerável e, entre os ganhos, podemos destacar:
- As consultas de porcessos, aacórdãos e determinação são imediata;
- Tempo de ciência das comunicações reduziu de 15 dias para 1.8 dias;
- Mais transparência: membros do Ministério Público, delegados, AGU e advogados com pleno acesso aos autos processuais, sem burocracia e de maneira automática;
- Aproximação das unidades jurisdicionadas, advogados, autoridades e outros atores junto ao TCU;
- Diminuição de custos, com entrega direta da informação ao destinatário, sem intermediários;
- Otimização de recursos e racionalização das atividades;
- Com aproximadamente de 23 mil usuários externos do CONECTA-TCU, mais de 6 mil interagem diretamente com ele e quase 17 mil consomem informações do sistema.
Abaixo podemos ver alguns números do CONECTA-TCU:
Números atualizados até 11/01/2021
Para um sistema tão relevante como o CONECTA-TCU, resolvemos criar uma marca exclusiva e, para isso, nos pautamos em três alicerces que motivaram a criação do sistema, ser um canal de comunicação para integrar e aproximar o TCU, cidadão e órgãos públicos.
Mapa simplificado feito com os PO`s do sistema CONECTA-TCU
Assim, tínhamos como requisitos três ideias principais: comunicação, integração e aproximação. De modo geral, os requisitos servem como inspiração para a criação de um símbolo ou logotipo e, embora os níveis de abstração sejam bem altos nesse tipo de projeto, conseguimos criar uma forma com forte pregnância.
Assinatura vertical
Estrutura e variações
Assinatura horizontal
“A plataforma é bastante intuitiva e de fácil manuseio, como realmente deve ser. Ela de fato realiza uma“ conexão” entre a unidade e o TCU, especialmente quanto às comunicações, determinações e acesso aos autos.”
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Tiago Hideki Niwa, chefe da Auditoria Interna
“O Conecta proporcionou um maior entendimento dos processos e auditorias relacionadas à Eletrobras, além da organização das determinações e acórdãos.”
Eletrobras - Márcia Pinheiro, gerente do Departamento de Atendimento a Órgãos de Controles
“O sistema foi um marco divisor para a AGU... O tempo da obtenção da informação foi extremamente abreviado.... Agora, a plataforma permite ter acesso automático por meio de uma autodeclaração. Essa melhoria foi um divisor, porque hoje nós podemos nos preocupar com o conteúdo e não mais com o acesso aos processos.”
Advocacia-Geral da União (AGU) - Rodrigo Paiva, consultor jurídico da Uniãono Espírito Santo e ex-diretor do departamento de Assuntos Extrajudiciais
“Antes, as demandas do TCU entravam de maneiras diferentes e agora estão todas concentradas no Conecta, o que permite o assessoramento aos gabinetes superiores de forma mais completa. O fluxo das informações ficou muito mais objetivo.”
Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa) - Cláudio Torquato, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno
“A plataforma promoveu a melhoria na comunicação entre o FNDE e o TCU, tornando-a mais prática e eficiente."
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - Divisão de Gestão de Informações e Controle de Demandas da Auditoria Interna
Foram dois longo anos de muito trabalho, reuniões, pesquisas, facilitações de processos, fluxos e telas desenhadas, aprovadas e desaprovadas, erros e acertos. Um dos grandes desafios que tive foi trazer o time para o mundo do processo de experiência do usuário, explicar a importância de cada etapa e seus ganhos antes da implementação e, desse modo, dar nossos primeiros passos para uma cultura de UX. Particularmente, evolui muito meu repertório de ferramentas, pois trabalhar com UX no serviço público exige muitas adaptações. Por fim, penso que o aprendizado mais importante, de um projeto grande como esse, é que não fazemos nada sozinhos.
Finalizadas as primeiras grandes entregas, os próximos passos são:
- Ampliar o número de órgãos e representantes legais credenciados e com acesso ao CONECTA-TCU;
- Permitir que o cidadão consulte informações não sigilosas de processos, acórdãos e determinações;
- Criação de um Style Guide e manual de tom de voz.
Agradeço imensamente aos colegas designers, desenvolvedores e servidores do Tribunal de Contas da União pelo apoio, ajuda e contribuições que fizeram para que esse projeto fosse possível.